terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo

- Meu bom amigo! - O diretor virou-se vivamente para ele. - Não vê, pois? Não vê? - Ergueu a mão; tomou uma atitude solene. - O Processo Bokanovsky é um dos principais instrumentos da estabilidade social.
"  Um dos principais instrumentos da estabilidade social."
Homens e mulheres padronizados, em grupos uniformes. Todo o pessoal de uma pequena usina constituído pelos produtos de um único ovo bokanovskizado.
- Noventa e seis gêmeos idênticos fazendo funcionar noventa e seis máquinas idênticas! - Sua voz estava quase trêmula de entusiasmo. - Sabe-se seguramente para onde se vai. Pela primeira vez na história. - Citou o lema planetário: - "Comunidade, Identidade, Estabilidade". - Grandes palavras.

**********

- Imaginem água sob pressão em um tubo – disse o Administrador.
Eles imaginaram.
- Eu o furo uma vez. Que jato!
Furou-o vinte vezes. Houve vinte pequenos jatos de água, insignificantes.
“ – meu filhinho! Meu filhinho!”
“- Mamãe!” A loucura é contagiosa.
“ – Meu amor, meu único amor, meu tesouro, meu tesouro...”
Mãe, monogamia, romantismo. A fonte jorra bem alto; o jato é impetuoso e branco de espuma. O impulso não tem mais que uma saída. Não é de admirar que esses pobres pré-modernos fossem loucos, perversos e desgraçados. Seu mundo não lhes permitia aceitar as coisas naturalmente, não os deixava ser sãos de espírito, virtuosos, felizes. Com suas mães e seus amantes; com suas proibições, para os quais não estavam condicionados; com suas tentações e seus remorsos solitários; com todas as suas doenças e intermináveis dores que os isolavam; com suas incertezas e sua pobreza – eram forçados a sentir as coisas intensamente. E, sentindo-as intensamente (intensamente e, além disso, em solidão, no isolamento irremediavelmente individual), como poderiam ter estabilidade?

Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo