quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Karatê - (Kata)


Vimos de mãos vazias. Não temos armas.
Mas se formos obrigados a defender os nossos princípios e a nossa honra,
Se é uma questão de justiça ou de injustiça,
Então aqui estão as nossas armas: AS NOSSAS MÃOS VAZIAS.

KATA

O Kata é por definição, um combate com um adversário imaginário. Mas, na verdade é muito mais que uma simples definição. O Kata pode ser considerado a alma de um treino de Karaté.

Esquema ou diagrama

É a memorização dos movimentos do Kata. Com suas direções, golpes aplicados, movimentações de cabeça e olhares. Para que isso ocorra é preciso que seja feita uma memorização de todos os movimentos executados no kata. Dessa forma o corpo responde quase que instintivamente aos movimentos, sem que seja necessário parar para pensar no que vem a seguir.

Respiração

A Respiração é um ponto muito importante para o desempenho de um bom kata. Com isso pode-se dosar o esforço e energia gasta em cada movimento. Através desse recurso é possível aumentar força e a velocidade além de ajudar na concentração e ainda ressaltar pontos importantes do kata, como aqueles acompanhados de kiai.

Tempo

Para que se faça a sequência de movimentos do kata, é necessário obedecer a um tempo de execução de cada movimento. O objetivo dessa sequência diferenciada, é exatamente a simulação de uma luta, onde diferentes movimentos são representados em tempos e situações diferentes.

Kime

O kime, que é a junção de força e velocidade tem como objetivo dar "vida" ao kata, demonstrando movimentos firmes, rápidos e com definição.