sábado, 18 de setembro de 2010

Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray (6)


- Adoro os prazeres simples – disse lorde Henry. - Eles são o último refúgio do complexo. Do que não gosto é de cenas, exceto no palco. Vocês são absurdos! Quem foi que definiu o homem como animal racional? A definição mais prematura que já se formulou. O homem pode ser tudo, menos racional.
#
O traje do século dezenove é detestável. Escuro, tristonho... O pecado é realmente o único elemento colorido que subsiste na vida moderna.
#
O caminho dos paradoxos é o caminho da verdade. Para testar a verdade, precisamos vê-la na corda bamba. É quando as verdades se tornam acrobatas que podemos julgá-las.
#
Satisfaz-me plenamente a completação filosófica. Mas, dado que o século dezenove faliu por desperdício de simpatia, sugiro que apelemos para a ciência, a fim de que ela nos ponha nos eixos. A vantagem das emoções é que elas nos desencaminham; a vantagem da ciência é não ser emotiva.
#
Para voltarmos à mocidade, basta-nos repetir as nossas loucuras.
#
Eis um dos grandes segredos da vida. Nos nossos dias, a maioria dos homens morre de uma espécie de senso comum rasteiro; e descobre, quando já é demasiado tarde, que as únicas coisas de que nunca nos arrependemos são as nosss tolices.
#
O que quero agora é olhar a vida. Venha e observe-a comigo, se faz questão.
#
Hoje, essa gente sabe o preço de tudo e o valor de nada.
#
- Os que amam só uma vez na vida é que são superficiais, meu rapaz. O que eles chamam de lealdade e fidelidade é a meu ver letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade é para a vida emotiva o que a coerência é para a vida intelectual: simplesmente uma confissão de insucessos. Fidelidade! Ainda hei de analisá-la um dia. Entra nela o amor da propriedade. Há muitas coisas que jogaríamos fora, se não temêssemos que outrem as pudesse aproveitar.
#
As criaturas vulgares não nos impressionam a imaginação. Ficam limitadas ao seu século. Nenhum encanto as pode transfigurar. Conhecemos-lhes o espírito como os chapéus. Elas passeiam no parque de manhã e tomam chá, tagarelando à tarde. Têm sorrisos estereotipados e boas maneiras. São transparentes.
#
O apaixonado começa iludindo-se a si próprio e acaba enganando os outros. Eis o que o mundo chama um romance.
#

A criança começa amando os pais; mais tarde, ao crescer, julga-os; às vezes perdoa-os.
#
Amar é exceder-se a si próprio.


Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray