quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pe. Fábio de Melo




"O discurso religioso é um dos mais perigosos. Pode fazer muito mal, se mal compreendido. Dogmas são verdades estabelecidas, mas não totalmente compreendidas, e a palavra tem que estar comprometida com a reta versão"


"Não tenho medo de ser polêmico. Só tenho medo de não ser autêntico. Não me sinto menos padre por me vestir como um jovem nos dias de hoje. Sou padre, esta é minha condição. De calça jeans e camiseta, sou padre, com as vestes do altar, sou padre, de boné e bermuda, sou padre. Foi Jesus mesmo quem nos ensinou que as aparências não são o retrato de nossa verdade."

Da Congregação Dehoniana, mais conhecida como Sagrado Coração de Jesus, Fábio de Melo veio de uma família de regentes e compositores e logo colocou seu talento a serviço da religião. É um padre sem paróquia. Seu trabalho é de comunicação, principalmente junto aos universitários. Consiste em tirar o discurso das sacristias, utilizando-se da arte e da cultura como uma porta para trazê-lo junto da humanidade, ultrapassando a fronteira do catolicismo e de forma a acrescentar algo à vida das pessoas. Segundo ele, o cotidiano é o lugar da realização de Deus.

INSPIRAÇÕES

"Eu sou um contador de histórias ...
gosto de me aventurar no universo das palavras
gosto de vê-las clamando por minhas mãos,
desejosas de saírem da condição de silêncio.
Escrever é uma forma de desvendar o mundo"

"Tem dias que eu não quero dizer nada!
quero apenas o direito de ficar
calado sem ter de explicar
o porquê de estar assim"

"Se pela força da DISTÃNCIA
tu te ausentas ...
pelo poder que há na SAUDADE
voltarás."

"Eu sei que o sofrimento tem visitado o teu coração,
não tenho muito o que dizer e é bom que seja assim.
Existem acontecimentos que não combinam com as palavras.
Foram feitas para o silêncio.
É neste momento que nós recorremos aos símbolos,
às realidades que falam sem precisar dizer.
Trouxe flores ..."

"Amar ...
O coração muda de cor
conjugação muda de tempo
e o que é de fora fica de dentro

Amado ...
O coração mudou de lado
navegação mudou de mar
e o que era ímpar virou par.

Amante ...
o coração cruzou a ponte
tornou-se vértice o horizonte
e o antes distante ficou logo ali."

"Nós sempre precisamos de amigos; gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós"

"Às vezes a gente só precisa abrir os olhos pra perceber que nós temos pessoas muito preciosas do nosso lado que a gente até então não sabia. Demora o jeito de olhar para as pessoas, que você vai descobrir seus amigos de verdade."

"Não há amor fora da experiência do cuidado.
A vida requer cuidado, os amores também"

"Ninguém ama sem morrer um pouco,
mas ninguém é amado sem ressuscitar também.
Por isso precisamos dos dois movimentos do amor.
Na morte, o empenho que nos prepara como humanos,
Na ressureição, delícia de já poder sentir na carne
o surpreendente sabor daquilo que já é eterno"

"Ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz
ainda que haja muito o que fazer
ainda que haja muito o que plantar nessa vida,
ao invés de ficar parado no que você fez de errado,
olhe para a frente, e veja o que ainda pode ser feito ...
a vida não terminou ..."